Seja bem-vindo a Vinícola Velho Amâncio!

Quem Somos

A Vinícola Velho Amâncio insere-se no conceito das pequenas casas vinícolas, com vinhedos próprios, produções limitadas e exclusivas, com excelente qualidade. Somos uma vinícola com administração familiar, os vinhedos e a vinícola são supervisionados pela engenheira Agrônoma Aline Fogaça, doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, quarta geração na produção de bebidas.

Nossa história começa a mais de 100 anos atrás, ainda no século XIX, quando Amâncio Pires de Arruda, de origem portuguesa, chegou em Santa Maria e resolveu se estabelecer nas terras onde hoje encontram-se os vinhedos e a vinícola. Por duas gerações a família manteve uma destilaria, especializando-se na produção de cachaça. A elaboração de vinhos foi iniciada pelo neto, Rubens Arruda Fogaça, ainda em 1986, e desde então vem sendo aprimorada, buscando sempre entender as peculiaridades de nosso terroir. 

Estamos localizados no Vale Central Gaúcho, na região central do Rio Grande do Sul, no coração do Estado. Abrange as cidades de Santa Maria, Itaara e cidades ao entorno.  Apresenta uma transição abrupta de relevo e vegetação devido a sua geografia singular. É nesta região que a termina a encosta da Serra Geral (limite sul do Planalto Brasileiro) e inicia o Pampa Gaúcho.

Ou seja,  o Vale Central Gaúcho é o local onde a Serra encontra o Pampa, e seu solo e clima refletem essa transição.

Essas características resultam em vinhedos de vigor médio e com raízes profundas.  A amplitude térmica no verão permite  a maturação fenólica das uvas e sementes.  A quantidade de insolação é suficiente para produção de uvas com grau de açúcar adequado, não necessitando de correções.  Os vinhos resultantes apresentam cor vermelho rubi a violáceo, com aromas frutados e no paladar apresentam taninos elegantes, persistentes e macios.

A vinificação (processo de elaboração) de nossos vinhos é realizada de forma a expressar o máximo potencial e tipicidade das uvas. Para tanto são utilizadas técnicas modernas de vinificação, como o controle rigoroso de temperatura durante a fermentação e uso de leveduras selecionadas, entre outras.  Toda a vinificação é pensada de modo a expressar a tipicidade da região, por isso interferimos o mínimo possível no processo, resultando em vinhos autênticos e diferenciados.

Nossas linha de vinhos

- CALIANDRA:

- PERAU: nossa linha de vinhos tintos finos secos, jovens, varietais, com pouca ou sem passagem por carvalho. O nome é uma homenagem à antiga “estrada do Perau” que ligava Santa Maria ao norte do estado do Rio Grande do Sul.

- ESTAÇÃO: nosso vinho de guarda, com minímo de 3 anos de guarda em nossas caves antes da venda, e potencial de guarda próximo a 6 anos, o rótulo é uma homenagem à antiga estação ferroviária local, que foi um grande impulsionador do desenvolvimento regional. 

- GARGANTA DO DIABO: vinho tinto elaborado apenas em anos especiais, quando as características únicas de clima e manejo permitem a elaboração de vinhos de qualidade superior. É um corte de Merlot e Cabernet Sauvignon, com minímo de guarda de 3 anos em nossas caves antes da venda, e potencial de guarda próximo a 6 anos. Seu nome é inspirado na ponte localizada próximo à vinícola que antigamente possuía esta denominação, e é somente elaborado em anos especiais,

Nossa linha de espumantes

Em 2008, a vinícola iniciou a elaboração de espumantes em pequena escala, e desde então vem aprimorando seus métodos e processos de elaboração. No final de 2016, a Vinícola Velho Amâncio lança a linha de espumantes VIVELAM, elaborados pelo método tradicional, agregando novos produtos de alta qualidade à sua carta.

- Vivelam Celebration: espumantes frescos e frutados, com ótimo equilíbrio entre açúcar e acidez, próprios para a celebração de momentos alegres e marcantes.

- Vivelam:  elaborados pelo método Tradicional (Champenoise), são espumantes equilibrados, com perlage marcante e aromas evoluídos. Autólise mínima de 12 meses.

- Vivelam Unique:  elaborados pelo método Tradicional (Champenoise), são espumantes equilibrados, com perlage marcante e aromas evoluídos e complexos e tempo prolongado de amadurecimento em contato com as leveduras. Autólise mínima de 24 meses.


Carregando...